segunda-feira, 15 de julho de 2013

crônica remix- gerundismos

Gerundismos, infinitivismos e aporrinhações
- Bom dia, Bárbara, em que posso estar ajudando?
- Bom dia, eu quero trocar de plano.
- Temos que estar confirmando seus dados: nome completo, endereço...
- Vai lá: Raimundo Nonato...
- Pode dizer o motivo que está levando o senhor a estar querendo trocar de plano?
- (De prima, fui gentil. Disse que era coisinha pouca, pra ver se o troço andava).Tô a fim de trocar de aparelho e ...
- Temos um departamento para casos de troca. Aguarde um instante que eu vou estar transferindo o senhor...
- (Silêncio). (Silêncio).
Espera... Espera... Alguém, enfim, desencanta.
- Bom dia, Cláudia, posso estar ajudando em algo?
- Cláudia, quero estar trocando de plano.
- Senhor, Para continuar o atendimento, vou estar precisando confirmar seus dados...
- Raimundo Nonato...
- Senhor, para estar efetuando a troca de plano eu vou precisar estar transferindo o senhor para a PA de movimentação. Aguarde.
- ?
Demora um século para que uma aplicada voz masculina se habilite:
- Boa tarde, Emerson, em que posso estar ajudando?
- Olha, meu filho, eu já falei com a Cláudia. Quero trocar de plano.
- Senhor, para continuar...vou precisar estar conferindo alguns dados...
- Mas eu já falei tudo isso para a Cláudia...
- Sinto muito, senhor, mas é o procedimento...
- Vai lá: Raaaaaaaiiiiimuuuundo Nooooonaaaato...
- O senhor pode estar nos dizendo o motivo da troca do plano?
- É que eu não confio neste plano, nesta operadora (aqui já rolam os reais motivos). Não confio no mundo (e o desespero). A conta chega sempre atrasada, o site na internet para acompanhar saldo nunca está no ar, a minha conta veio deste tamanho, e eu não vou pagar! Quero mudar pra cartão.
- Ah, então, o senhor quer fazer uma migração de plano. Eu vou estar transferindo o senhor para...
- Mas não é aí, seu píí!?
E ninguém mais volta a falar. Cai a ligação.
Tento...
- “No momento todos os nossos atendentes estão ocupados. Aguarde”.
- Atenda, seu píí!
- “...Aguarde.”
E foi nesta batidinha o dia todo. Lá pra de noitinha:
- Boa noite, Aline, em que posso estar ajudando?
- Aline, eu queria trocar de plano, mas me deixaram três horas e poucas esperando na linha e nada. Já falei com um, falei com outro. Ninguém resolve. Agora, quero cancelar o telefone.
- Senhor, para cancelamento, vou estar precisando atualizar algumas informações suas: nome, endereço...
- Mas eu já disse o meu nome! Vocês já sabem tudo de mim. Olha, moça, eu só quero acabar com este sofrimento. Cancela a minha linha, por favor!
- Este é o procedimento. Para sua segurança, o senhor deve estar passando os seus dados.
- Raaaaaaimundo Nonaaaaaaaato...
- Obrigado, senhor, pela compreensão. Para esta operação, o senhor deve estar abrindo um protocolo junto ao setor de cancelamento. Vou estar transferindo...
- Píí!
- Silêncio... “Aguarde”.
Depois de um mês de aporrinhações:
- Bom dia, Carla, em que posso estar...
- Quero cancelar a minha linha.
- Senhor, preciso estar confirmando os seus dados...
- Ra-i-mun-do   No-na-to...
- Senhor, para cancelar a linha, o senhor deve estar falando de um outro aparelho.
- Mas por quê?
- É o procedimento. Como o senhor está falando do próprio aparelho, o senhor tem que falar com a PA gerenciadora. Aguarde que vou tentar estar transferindo o senhor para a área responsável.
- Não! Não!
- Silêncio.
- Píí!

E são tantas e profundas as irritações turbinadas pelas incontidas profanações das formas nominais do verbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário