quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mais sobre o Arrastão do Pavulagem

O grupo Sancari é quem confecciona, ornamenta, guarda e tem a honra de entregar os mastros para os ritos do cortejo

"Os mastros de São João e os bois ‘Pavulagem’, ‘Malhadinho’ e ‘Orube’ chegam de barco no cais da Escadinha da Estação das Docas, onde o público já espera o início do cortejo em meio a uma roda cantada, na qual as músicas, ensaiadas pelo Batalhão da Estrela nas oficinas de canto popular, são entoadas até a partida rumo à Praça da República.
No Batalhão, há jovens, idosos e adultos de todos os estilos possíveis 

Alguns dos estilos possíveis no Arrastão
 e de todos os cantos de Belém. Aparentemente pessoas que não tem nenhuma afinidade entre si, mas no Arraial estão lado a lado, convivendo no mesmo espaço e compartilhando histórias."

"No Arrastão do Pavulagem, a cultura popular é a grande homenageada. O Arrastão representa a quadra junina e traz para o cortejo a figura dos santos milagrosos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, comemorados em 13, 24, 29 e 30 de junho respectivamente. A homenagem é enriquecida e reinterpretada com ritmos, cores, danças, cantos e cheiros da Amazônia, numa forma de manter viva nossa própria identidade, enraizada na cultura popular, na memória e na oralidade de nossos ancestrais"

Serviço:
Arrastão do Pavulagem
Data: 12 de junho (domingo)
Local: Escadinha do Cais da Estação das Docas
Endereço: Rua Boulevard Castilhos França, bairro da Campina, Belém.
Hora: Concentração 9 horas, com roda cantada para esperar a chegada dos mastros de São João e do Boi Pavulagem que vêm de barco pela Baía do Guajará. As músicas da roda cantada estão disponíveis no blog do Arraial

* Textos extraídos do site do Arraial do pavulagem   http://www.arraialdopavulagem.com.br/ 

As sereias do Sancari

Nenhum comentário:

Postar um comentário