quarta-feira, 20 de julho de 2011

crônica remix - dia do amigo


Um risquinho no pé
No início deste ano eu vinha patetando aqui na entrada de casa e nem vi que tinha uma pedra no meio do meu caminho: dei-lhe uma bicuda! Pior, estava de ‘percata’ (para aliviar os pés da pressão de oito horas de trabalho, de botas com biqueira de aço, viro o dia com um calçado aberto) e acabei relando o dedo numa quina afiada da pedra. Entrei em casa me vendo de dor com um golpinho no lado de fora do dedão e apavorado com a quantidade de sangue que jorrava daquele risquinho deixado na minha pele.
Vinícius disse : “eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!”.
Corri para o telefone e logo me apareceram trazendo gaze e água oxigenada, Marcinha e o professor Hélio Santos. Meu compadre José Miguel Alves e a futura mamãe Paula Fernanda pressentiram alguma coisa e, como que combinados, ligaram de Belém, prescrevendo uma receita da antiga: “arnica, passa arnica”.  Minha comadre Cléo entrou no msn, lá do Maranhão, e me sugeriu este novo mertiolate que não colore a pele e nem precisa da vovó pra soprar aquela ardenciazinha pra longe.
Apesar dos cuidados, o golpe não me deu trégua e ficou pulsando como se fosse uma fenda expondo meu coração. Me despertava à noite, aquele latejado agoniado e as minhas manhãs aconteciam sempre antes dos primeiros raios de sol.
Fiquei sem poder calçar as minhas botas e sem poder trabalhar por períodos salteados. E o trabalho, a gente sabe, é uma ação de equipe. Se um componente da turma falha, os outros têm que se virar para cobri-lo. Por essa ocasião, João Edivaldo e Sebastião Araújo não se furtaram a um esforço em dobro para garantir o sucesso do grupo. Elizeu Lobato, Evanildo Nascimento, Sirley Júlio e Cícero Carvalho cuidaram para que a minha falta fosse pouco sentida e Waldeci Lazameth zelava pelo link comigo, na minha peleja fora da fábrica, e quando isso não lhe era possível, delegava à atenciosa filha Patrícia, a missão.
Atinaram para o meu desconforto o Fábio Henrique e a mãe dele, D. Yone que me trouxeram rosas vermelhas e um caribé para alegrar os meus dias e me dar sustância, respectivamente.
E quando os dias eram de fastios e enfados, minha mulher Edna vinha me pegar aqui em Barcarena e me levava a passeios no shopping, para espairecer um pouquinho e desejar as vitrines.
Quando eu vi, já era abril, e resolvi tirar férias, tirar o mato e as pedras da porta da rua e o José Raimundo Vaz me apareceu, na horinha, para aquela força.
Aquilo não podia durar mais, logo comigo que já tinha vencido uma leshimaniose nos ermos densos do rio Xingu. Pô, eu já havia comido toucinho com mais cabelo! Fiz um poema sem rimas e foi então que admiti, ora-ora que, um golpinho daquele, não podia estar querelando o meu soberano caminhar. E contei para esta decisão, com o apoio luxuoso da Dra. Eliza Sena numa sessão de papo cabeça convenientemente subsidiada por um congelador abarrotado de cervejas.
E o risquinho foi desaparecendo de mim, sob a espreita de ilustrados como o Dr. Antonio Carlos, Dra. Ana Cristina, Dr. Francisco Filho, Dr. Pedro Vallinoto (um tipo de anjo que lê a gente) e sob os cuidados de espíritos generosos, como a amiga Amiralda Prado, o Sr. Daryush Khoshneviss, a doce Áthina e as imbricadas barcarenenses Katy & Juci.
Amanhã, no dia do amigo, tenho certeza, que por causa destas pessoas, posso andar descalço pelas praias do Caripy sem sentir absolutamente nada aqui no ladinho do pé. E me maravilhando, graças ao bom Deus, com a extraordinária capacidade que as pessoas têm de surpreender.





4 comentários:

  1. gostei da crõnica,neste dia do amigo pesso a Deus que nos mantenha neta velha e boa sintonia...um abraço do amigo paulo "selgio".

    ResponderExcluir
  2. Posso dizer então, "amigo é bom e faz bem pro dedão do pé". rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Não tinha noção de minha significância... ! Concluo que vc é muito generoso em seus sentimentos, Raimunddo Sodré. Abss

    ResponderExcluir
  4. Eu digo sempre arnica funciona, um pouquinho de "sebo de holanda" e espera um pouco que é batata. Feliz dia do amigo meu caro e eterno amigo! Vocês Edna e Sodré, demonstraram o que é ser amigo em dos momentos mais difíceis da minha vida. Sou eternamente grata por isso. E venham visitar o netinho, estamos no.mesmo endereço!

    ResponderExcluir