sábado, 3 de julho de 2021

crônica da semana - terra à vista

Terra à vista

A tarde estava paradinha de sons e claridades. Descemos a Presidente Vargas contra o vento. Uma liberdade fresquinha de brisa-Belém nos guiava feliz na ladeira rumo à Guajará. O trânsito estava interrompido e a ladeira era toda nossa. Embicávamos na baixada em folguedo. A tarde, em contrapartida, quebrava a ligeira euforia e inspirava os medos. Um alvoroço lá pras bandas da praça Waldemar Henrique nos causou espanto. Alguém disse algo sobre arrastão. Ao sentir o risco, minha filha ligou o instinto de sobrevivência, largou-se de nossas mãos e saiu em desabalada tirando em carreira decidida a largura da Boulevard em segundos tais que me travaram as reações. Era uma bebê. Ali pelos seis, sete anos. Porém atenta e ágil. Após o breve apagão saí atrás. A avistei entrando na estação das docas na corrida aprumada sem voltar-se um isso para trás. Neste exato momento encostava um navio com grande festa no seu interior. Ao lançar a ponte, Amaranta não titubeou. Desviou o necessário, acessou a ponte e entrou no navio. Eu imediatamente atrás. Adiante, no convés, em meio a multidão em vigorosa algazarra, eu já pertinho, a vi pular para além da balaustra. Pulei atrás para a baía.

Caímos dentro de um submarino. Quando dei pela razão, Amaranta estava à frente dos botões luminosos do painel de comando. Acionava uma alavanca aqui, um joystik sobre a prateleira metálica ali e me informava que daríamos um passeio pelos sonhos da Guajará.

O submarino não era o comum dos que imaginamos. Por vezes se assemelhava a um barco navegando em superfícies acetinadas do mar austral. O fundo da baía também não se mostrava fiel aos modelos. Em longos e azulados trechos era céu. Tinha peixe, tinha passarinhos verdinhos e tinha sol e nuvens de algodão doce. Aqui ali, um peixinho batia na parede do submarino e o som que se produzia era de canções conhecidas que emocionam a gente. Eram choques musicais no coração. Contornamos a ilha dos Periquitos e sugeri que dali a gente alcançasse o furo do Combu. Até que tentamos, mas os sonares indicaram maré baixa e um congestionamento de matapis e puçás no caminho. Viramos o rumo para norte em busca do mar aberto. A corrente era de vazante e passamos com mais de mil por Cotijuba, costeamos o Marajó num pulo, demos dois guizas de leme nas ilhas Caviana e Mexiana e, meu Deus! penetramos deslumbrados no canal sul do rio Amazonas. Um arrepio nem nos deixa falar, a correnteza lá é tão forte, o submarinho se alinhou no rumo leste e ganhou tanta velocidade que só em câmera lenta e em caixa alta dá pra definir aquele momento: MA RA VI LHO SO! Quando conseguimos nos refazer do transe do caudal, nos aproximamos da janela lateral do submarino e vimos passar por nós as margens vivas, as gentes, orquídeas, os ornamentos e os cantos de nossos ancestrais, seringueiros esguios de cabelos brancos, macaquinhos de cheiro em cima de árvores gigantescas. Amarantinha sentenciou: como o Amazonas é rico! Areinhas, argilas passando por nós apressadas em toneladas. Tinham destino certo. O mar. O canal do Amazonas é um canhão poderoso. Lança fragmentos de nossas fantasias além dos paredões continentais. E este instante estava perto. Um turbilhonamento nervoso foi percebido. Um estrondo de pororoca anunciou a foz. Uma revolta líquida sacudiu as estruturas do submarino e decidimos subir. Amaranta acionou o botão, os motores forcejaram e subimos tanto que chegamos bem pertinho das nuvens. De lá, vimos a mãe África.