sábado, 26 de junho de 2021

crônica da semana - Professora

 Professora

Mais uma surpresa boa. Semana em que minha filha recebeu o canudo de professora, da UFPA. Agora, cada pedacinho de mim se inteira com as crias ganhando rumos próprios. Chamei Argelzinho para pôr o charme dele na crônica de hoje e em quatro mãos vamos nos render em afetos à nossa professora:

“Lembro bem o dia em que eu estava na UFPA e saiu o listão de 2016. Saí correndo para a reitoria. Chegando lá dei com o prédio lotado. Foi difícil chegar à frente do quadro pra ver o curso de Licenciatura em Geografia. Mas minha amiga Dominique, vulgo docinho, no alto de seus metro-e-meio, disse “pere lá, deixe comigo!”. Se meteu por entre as pernas dos outros e viu lá escritinho: Amaranta Maria, aprovadíssima. Comemoramos a valer, corremos pro portão 3, pegamos o primeiro bonde direto pra Pedreira na ira de jogar ovo e colorau na minha irmãzinha, a mais nova universitária dos arrabaldes, a mais nova acadêmica do Canal da Pirajá.

Passado o frisson inicial, fomos parceiros nesses 5 anos. Curtimos algumas filas de RU juntos e umas noitadas no vadião. Falhei na missão sacra da carona de carro pouquíssimas vezes. A fiz esperar sentada e estressada, que eu terminasse o treino de basquete, umas outras oportunidades, gerando emburros insanáveis nela e no papai, por causa da falha na dita missão sacra. Tentei até saber um pouco mais da vida universitária dela, mas não tinha jeito. Discrição total. Ela não contava nada. Eu só sabia por alto, um estágio ali, uma bolsa de extensão acolá, um atrito com um professor de vez em quando, mas não passava disso, é o estilo dela.

Por isso, achei meio estranho um dia desses, quando ela me chamou pra conversar, depois de ter tomado umas e outras cervejinhas, dizendo que o TCC ia sair, que já tinha pegado a correção do orientador e estava só esperando a definição de data para a defesa (mas não era pra contar pros nossos pais). Bom, fiquei muito feliz, dei-lhe um abracinho afetuoso e disse que era pra manter a calma, que depois desses 20 minutos de falação, não tem mais nada a fazer, só pegar o diploma e ser eventualmente desempregada.

Minha mana será oficialmente Professora formada, quando essa crônica sair. Além disso, esse texto é uma homenagem aos 23 anos que ela completa agorinha neste justo sábado. Salve dia 26 de junho! Amaranta foi a pessoa que ficou mais chocada com a notícia que vou ser papai, e ainda receber a intimação para ser a única tia oficial e madrinha da criança. Depois de 5 minutos de palidez, ela levantou, segurou a minha mão, a mão da Brenda, e disse que ela pode ter essa capa de durona, os olhos graúdos de loba má, mas estava profundamente feliz pelo anúncio da chegada de mais uma criança na família.

Depois disso, o meu zap não para, todo dia ela manda mensagem sugerindo nomes, temas de aniversário de criança, apelidos fofinhos, temas de chá de revelação (mesmo sendo meio brega), e compartilhando todo o amor de tia/madrinha que ama desde já esse bebê.

Feliz aniversário, minha professora, minha irmã querida, minha parceira, minha amiga, nossa brabinha de coração mole, a pêta cajá do papai, a pêta caju da mamãe, a pessoa mais leal que esse mundo já viu. A nossa família é muito orgulhosa e feliz por todas as tuas conquistas, pode contar com a gente para todos os próximos desafios. Eu, falando por mim mesmo, posso dizer que hoje eu sou o irmão mais feliz do mundo, assim como fui no dia que nasceste e no dia que passaste no vestibular. Te amamos, Amaranta!”

5 comentários:

  1. Legal. Profissão nobre, que neste país infelizmente é pouco valorizada. Mas fé na vida, fé no que virá!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns em dose dupla pela formatura e pelo aniversário Amaranta Maria, a titia do mundiquinho.

    ResponderExcluir
  3. Que lindeza tudo isso! Viva a Amaranta! Belos caminhos sempre! ♡

    ResponderExcluir
  4. Amarantinha, que conheço desde BBzinha, é amada de tabela, por ser dessa família linda linda linda, e por ela mesma que é uma infinidade de coisas boas, apesar desse olhar, ás vezes, arredio e desconfiado; é como diz Argzinho um coração mole. Essas ultimas vezes que nos vimos ela até me sorriu e me deixou feliz feliz. Parabéns Amaranta (pelo canudo e niver) parabéns a Mundico e Argelzinho pelo texto; parabéns Edna por agregar essa família e ser a MÃE!!!

    ResponderExcluir