sábado, 9 de julho de 2022

crônica da semana - pedreira jazz II

 Tá rolando nas plataformas de música

Há um tempo, tenho um blog que abriga meus escritinhos. Antigamente tinha meu nome, mas depois que percebi um monte de acessos suspeitos, mudei o nome para Pedreira Jazz Pedra Noventa que tem o igarapé do Zé dentro dele e se explica assim:

No início dos anos setenta, o bar Pedra Noventa (que tinha esse nome por causa da última pedra do bingo, a maior) era ponto de encontro de várias tribos. Era um bar deslocado do eixo movimentado da Pedro Miranda, mas tinha seu charme, sua clientela cativa. Era também, um dos poucos lugares na Pedreira que tinha um telefone público. No meu imaginário, o bar era vanguardista, moderno. As coisas aconteciam por lá. Não sei bem por que penso assim, mas tenho pistas. Meu tio fazia parte de umas das tribos do bar. Morávamos na Marquês, e parte dos jovens da rua se reunia pr’aqueles lados. Depois dos encontros, ouvia meu tio falar de músicas diferentes daquelas que a gente ouvia nas tardes favoritas no programa do Almir Silva. Comentava a guitarra de um tal Santana, elogiava grupos de fora como Creedence, o romantismo neolatino de Christophe e aqui no Brasil, o teclado versátil de Lafayette e Seu conjunto... Essa era a conversa que eu ouvia. Então para mim, no Pedra Noventa, ouviam-se sons diferentes. Daí, desses sons distintos, para o Jazz, foi um pulo. Entendia que o Pedra Noventa canalizava os improvisos, a alegria e a sofisticação do Jazz retratado em cada ritmo novo, ousado que tocava ali.

O igarapé do Zé

O vento que traz o Jazz já é uma inclinação minha para o bucolismo que naquela época ainda vingava por aquela esquina. Até hoje, este ventinho de fim de tarde ainda é sentido em toda essa região da baixa da Pedreira. Na falta de uma explicação lógica, atribuí a formação deste arzinho da tarde, à densidade das matas da aeronáutica, que margeiam a Dr. Freitas e delimitam a cidade na primeira légua. Ali nasce o igarapé do Zé.

O igarapé do Zé é uma licença poética. Um devaneio, um desejo contido. Mamãe jamais deixou que eu fosse pra lá. Mas a molecada ia. Às vezes chegava bem perto, sentia a mudança de temperatura ali à margem da Dr. Freitas. Mas não entrava na mata não. Era menino obediente. Sabia que pra’li, havia um mundo encantado donde a Matinta reinava. E que lá coisas maravilhosas se realizavam. Mas não podia ir lá. Mamãe ralhava. O igarapé do Zé é uma vontade minha não concretizada. Uma aventura que vive só no meu cocuruto. E a maravilha que se impõe de lá aos quatro cantos, reinterpreto hoje como sendo este vento gracioso que nos afaga todas as tardes.

Ah, e tem a música de meu compadre (Edir Gaya é meu compadre. Sou padrinho do filho dele, Gabriel. Fiz curso e tudo, com a pastora Marga Rothe; e ele é padrinho de minha filha Amaranta, ou seja, estamos emaranhados nas teias do compadrio). A música é deslumbrante. Certa vez, estava ouvindo a música, fiquei tão encucado com aqueles andamentos pra lá de assimétricos que enviei para um amigo meu entendido de tudo, para que me explicasse aquela singularidade, aquela estilística melódica. Né querer falar. É uma melodia jazzística da gema, coisa do Mississipi.

Tá rolando nas plataformas de música. Compõe o disco que meu compadre lançou sábado passado. E que vai trilhando caminhos para o Grammy. Tem um quê que atrai a gente. Não sei definir o que ela é. Para mim é um Jazz, mas tenho uma amiga que bate um pandeiro bem que só, ouviu e definiu da forma que mais aprecio. Diz que é uma letra de carimbó encaixada numa mini-sinfonia. Concordo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário