segunda-feira, 23 de março de 2020

inventário da solidão

Inventário da solidão
Ficar em casa, quieto, para mim não é novidade. São incontáveis, nos últimos anos, as vezes que, terminada a minha jornada da semana, acontecer d’eu entrar em casa na sexta e só pôr a cara na rua na segunda de madrugada, para ir trabalhar de novo. O fato de morar numa vilinha, até ajuda a compor um estado de reclusão. Tem final de semana que não dou definição de absolutamente nada do que acontece na rua, nem pra comprar o açaí eu me abalo.
Foi uma opção minha. Nem para o nosso encontro de domingo, na banca dos escritores paraenses, no calçadão da Praça da República, eu estava indo mais. A explicação deve-se em parte pela simpatia que tenho pela solidão e também pela apatia que se abateu sobre mim, desde a última eleição e ao risco sempre presente de encontrar com gente intolerante, com quem até já fiz questão de travar embates selvagens, mas que agora me entojam. Além disso, muitos dos divertimentos populares que eu apreciava, findaram-se na cidade, perseguidos pelos últimos prefeitos. A cultura popular, aquela que me atrai, foi quase que totalmente dizimada em Belém.
Quedar-se em casa, quieto, para mim, não me abala. O valor que esse recolhimento toma agora, sim, é que baqueia. Uma coisa é fazer o recolhimento por vontade própria. Outra é pela necessidade do isolamento social. Não escondo que sofri um abalo nas bases, neste meu primeiro final de semana de quarentena.
Na sexta-feira fui comunicado pela empresa em que trabalho, que, a hipertensão e um problema coronário diagnosticado no ano passado, me colocam no grupo de risco da Covid-19. A orientação é que eu fique em casa e sem um tempo certo para voltar. Trabalhei até sexta, e, pra falar a verdade, já estava preocupado com a minha exposição. Diariamente, no caminho da casa pro trabalho e do trabalho pra casa, estimo uma interação com pelo menos 100 pessoas, isso fora as relações dentro do ambiente de trabalho. Para mim, já estava, realmente ficando no limite.
Revelo, que embora precisasse desse afastamento, quando ele se efetivou, tomei um choque. Caí na real.
Entendi melhor, agora, o risco porque enquanto na rotina do trabalho, passava a maior parte do tempo em Barcarena e, em certa medida, à parte das atualizações do problema no Brasil. Quando chegava em casa, sabia de alguma coisa, mas o cansaço me impedia de me impressionar.
Neste primeiro sábado da quarentena, fiquei assustado. Muita informação. Muita desinformação. Muito medo de um lado e, inacreditavelmente, pouco medo de outro. Chacoalhando a realidade dos fatos e peneirando o que pode ser pertinente, atinei para um cenário delicadíssimo.
Estar no grupo de risco, e a esta dramática perspectiva, ainda associar o produto disso, a alteração (desnecessariamente brusca) na rotina, me fez, nos primeiros instantes pirar o cabeção.
Pensei no meu trabalho. No abandono às pressas dos meus afazeres, nas tarefas que deixei por lá em andamento, nas minhas obrigações, na minha coleção de pedras raras que estavam guardadas em local improvisado por causa de uma reforma no prédio; dei, ainda, que esqueci de passar a chave na gaveta da minha mesa, e também que uma cartela do meu medicamento contínuo do coração ficou lá. Me bateu, de repente, que não tenho previsão de voltar e organizar as minhas coisinhas... Bateu o banzo, juro.
Por outro lado, este apartamento compulsório, de boa parte do meu mundinho, está servindo para sanear o meu espírito. Está claro para mim, que as coisas pelas quais me bato, me estresso e saio do sério, podem ser nada de uma hora pra outra. Eu que nos últimos tempos tenho me preocupado com o futuro estritamente pecuniário, como um pé de meia para garantir meus dias de aposentadoria e a vida que segue e que devo prover, das pessoas próximas de mim; hoje me quedo a admitir que nem futuro, nem pés, nem meias podem existir se perdermos a batalha contra o vírus. Então, nesse aspecto, estou mais tranquilo, desapegado. Estou vivendo um pesadelo de uma viagem de avião cujo piloto sumiu. Assombram as intenções malignas do governo Federal que ainda vão fazer eu me bater para garantir meu salário no fim do mês. Não sei se o banco vai resolver aquela pendência comigo. Se a minha planilha Excel que opera com dados constantes para o orçamento doméstico vai acusar o golpe. De certa forma, me sinto impotente para essas demandas. Minha prioridade é a batalha diária para respirar. Hoje a minha microeconomia, a pecúnia que vislumbro se reduz ao básico do mês. O suficiente para manter meus pulmões operando a contento.
Como dizia antes, na porta da fábrica, dando uma conotação mais dramática aos nossos embates sindicais: “posso até morrer na luta, mas antes de morrer, eu vou viver. Eu vou viver!”
A princípio, senti a estatística, o isolamento, o grupo de risco, fazendo em mim, o efeito de uma sentença de morte. A impressão que tive é que fora largado em casa, com a boca escancarada cheia de dentes, esperando o vírus chegar, papar minhas enzimas ECA-2, ficar fortinho, se multiplicar, conceder-me o pedido derradeiro, e a seguir, me dar a última forma.
Agora penso diferente. É um conjunto de conceitos, técnicas e ações em favor da vida.
Entendo que estou numa berlinda emurada de recomendações e cuidados (porque se eu pegar o vírus ele vai bamburrar com as enzimas produzidas pela reação do organismo aos remédios que uso para hipertensão). Isso me reduz a possibilidade de agir coletivamente. É desconfortável esta situação de objeto e não de sujeito na luta contra a pandemia. De qualquer forma, quero resistir, para mais na frente retribuir, de um jeito ou d’outro, a mobilização da sociedade e das pessoas mais próximas de mim (minha família, meus amigos, companheiros de trabalho).
Iniciaria este texto, com o título ‘testamento’. Mas as horas passaram, os sinais foram se revelando. Uma esperança foi nascendo dentro de mim (apesar das fortes evidências em contrário, expressas numa perversa curva exponencial).
Pus outro título. Uma, porque acho que, se nós, governo e sociedade agirmos com sensatez e responsabilidade, vamos varar. Outra, porque além das minhas linhas escritas, pouca coisa, de tamanho valor, tenho para deixar de herança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário